Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia: Rússia acusada de minar 80 mil km2, quase a totalidade do território português 

Engenhos de última geração podem ser detonados mesmo sem terem sido pisados. 

A cada dia que passa, repetem-se os relatos de atrocidades e as descobertas macabras na Ucrânia. Alertamos para a violência das imagens. 

Numa vala comum descoberta numa localidade a oeste de Kiev foram encontrados quatro cadáveres, três dos quais já foram identificados. Tratam-se dos corpos da líder da autarquia, do marido e do filho de 26 anos

De acordo com as autoridades locais, a família foi traída por uma denúncia: estaria a colaborar com o exército ucraniano.  

Rússia mina quase 80 mil km2 de território com engenhos de última geração

À medida que fazem descobertas macabras, os militares ucranianos continuam os trabalhos de desminagem. Kiev garante que a Rússia já minou 80 mil quilómetros quadrados – quase a totalidade do território português. 

A ONG Handicap International avança que estão a ser usados engenhos de última geração. São capazes de detetar a presença de alvos até 16 metros e podem ser detonados mesmo sem terem sido pisados.  

A retirada das tropas russas do norte da Ucrânia está a ser acompanhada por novas ofensivas a sul. Esta segunda-feira registaram-se novas explosões em cidades como Odessa, Kherson e Mariupol.  

As forças armadas ucranianas garantem ainda que a Rússia está secretamente a mobilizar 60 mil reservistas para uma guerra que poderá estar longe do fim. 

Saiba mais

Últimas