Guerra Rússia-Ucrânia

“A indiferença mata”: Zelensky pede a Israel escolha perante agressão russa

Mensagem transmitida por videoconferência numa sessão extraordinária do Knesset, o Parlamento israelita.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede este domingo a Israel que “faça uma escolha” e apoie o seu país perante a agressão militar da Rússia.

“É hora de Israel fazer a sua escolha (…), a indiferença mata”, diz Zelensky, jogando com as próprias raízes judaicas, num discurso em ucraniano traduzido para hebraico.

Volodomyr Zelensky, que falava por videoconferência numa sessão extraordinária do Knesset (Parlamento israelita), evocou na sua intervenção a Segunda Guerra Mundial e o horror do Holocausto para reclamar um apoio mais firme do estado hebraico à Ucrânia e evitar a “solução final” da Rússia.

“Escutem o que diz o Kremlin. São as mesmas palavras, a mesma terminologia que os nazis usaram contra vós. É uma tragédia”, apela Zelensky, de origem judaica, a 112 dos 120 parlamentares que compõem o Knesset, atualmente de férias.

O Presidente ucraniano pede aos legisladores israelitas que exigissem ações mais contundentes do Governo, como fornecer assistência militar à Ucrânia – incluindo o sistema antimísseis Iron Dome – e impor sanções contra a Rússia, algo que Israel ainda não fez.

Últimas