A Câmara Municipal de Madrid vai dar ao espaço público em frente à embaixada da Ucrânia na capital espanhola o nome de “Presidente Zelensky”, anunciou esta segunda-feira o presidente da autarquia.
José Luis Martínez-Almeida pretende com esta medida prestar homenagem ao povo ucraniano e ao seu presidente, Volodymyr Zelensky.
En homenaje a su heroicidad y ejemplo, iniciamos los trámites para que la rotonda situada frente a la Embajada de Ucrania en Madrid lleve a partir de ahora el nombre de Volodimir Zelensky.
— José Luis Martínez-Almeida (@AlmeidaPP_) March 7, 2022
O autarca sublinhou que a luta pela liberdade e democracia está na Ucrânia, razão pela qual acredita ser “necessário” que as grandes capitais do mundo, como Madrid, prestem homenagem àqueles que as defendem, porque “são o farol dos direitos neste momento”.
O presidente da autarquia recordou as “conferências de imprensa emocionadas” de Zelensky, os apelos que faz à comunidade internacional e o espírito de defesa que está a incutir no povo da Ucrânia, e realçou que se está a comportar “heroicamente” face à invasão determinada pelo Presidente russo, Vladimir Putin.
Martínez-Almeida defendeu que, além da ajuda material ao povo ucraniano, estas homenagens são também necessárias para que o povo ucraniano e o nome do Presidente Zelensky estejam “permanentemente” presentes nas ruas “como um farol de liberdade nos tempos convulsivos, difíceis e dramáticos” que se vivem atualmente.