Israel reconheceu hoje as dificuldades do Exército em atuar no terreno na nova operação em larga escala para tomar a cidade de Gaza, sem colocar em risco a vida de quem continua sob cativeiro do Hamas. No explicador desta quarta-feira, o coronel Carlos Mendes Dias sublinha a situação complexa que se vive em Gaza e aborda também a reunião em Doha, que juntou mais de 50 chefes de Estado árabes e muçulmanos.
"Estamos numa fase em que se está a dar uma nova ação ofensiva israelita sobre a cidade de Gaza.
Nas últimas 12 a 18 horas já foram atingidos pela artilharia israelita e força aérea entre 150 a 200 objetivos, já terão saído de Gaza entre 350 mil a 400 mil pessoas, foi criado um novo itinerário para esta evacuação, com todas as dificuldades, porque isto é fácil de dizer, mas há pessoas que exploram outras pessoas, cobram dinheiro por tendas, cobram dinheiro por uma série de coisas, tudo amontoado, etc, é o caos.
Entretanto, anteriormente, deu-se o tal ataque ao Qatar para eliminar líderes do Hamas, o que levou à reunião doa desta segunda-feira", explica o comentador da SIC.
Estes são temas em foco na análise de Carlos Mendes Dias, no habitual explicador do Jornal do Dia, com início por volta das 13:45.