O Secretário-Geral da NATO chamou "papá" ao Presidente dos Estados Unidos, um dia depois de Donald Trump dizer que o Irão e Israel não sabiam o que estavam a fazer.
"Lutam como loucos. Não dá para impedi-los. Deixem-nos lutar uns dois ou três minutos, depois é mais fácil travá-los", estava a explicar, esta quarta-feira, Donald Trump a Mark Rutte durante a cimeira da NATO.
E o outro lado não hesitou a responder:
"Depois o pai tem de usar, por vezes, linguagem forte", disse o Secretário-Geral da NATO a rir.
"Não sabem o que car... estão a fazer"
Foi o Presidente dos Estados Unidos a anunciar um cessar-fogo, mas não foi suficiente para travar por completo as hostilidades, o que levou Donald Trump a deixar um palavrão para Israel e o Irão.
Em privado, ao telefone, Trump terá exigido que Netanyahu cumpra o acordado. Em Washington, antes de partir para a Europa, o Presidente americano estava irado.
“Israel está a sair. Estes tipos têm de se acalmar. Ridículo. Não gostei de muitas coisas que vi ontem. Não gostei do facto de Israel ter ripostado logo depois de termos feito o acordo. Eles não precisavam de ripostar”, disse em declarações à comunicação social.
E não se coibiu de recorrer a calão:
“Basicamente, temos dois países que andam a lutar há tanto tempo que não sabem o que car... estão a fazer. Percebem isso?”