Guerra no Médio Oriente

Conflito entre Israel e o Irão faz disparar o preço do petróleo

O conflito entre o Irão e Israel fez disparar o preço do petróleo. Os analistas estimam que, com a redução das exportações iranianas, no pior cenário, cada barril possa atingir os 130 dólares.

SIC Notícias

Subiram 7% na sexta-feira e continuam a aumentar, à medida que se registam novos ataques entre Israel e Irão. Só esta segunda-feira, os contratos futuros do petróleo Brent subiram quase 1%.

Os últimos ataques alimentam, também, preocupações sobre interrupções no Estreito de Ormuz, uma passagem marítima vital. Por este estreito passam cerca de 20% do consumo de petróleo do mundo — 19 milhões de barris por dia.

O presidente do Banco Central alemão alertou para os riscos de um choque petrolífero ligado ao conflito. Pediu à zona euro para não negligenciar a política monetária, apesar de a inflação ter regressado aos 2%. Esta segunda-feira, o barril de Brent está cotado nos 74 dólares.

Os analistas financeiros mais pessimistas com a tensão no Médio Oriente e preocupados com o impacto no preço do petróleo acreditam que, no pior cenário, cada barril pode atingir os 130 dólares, por causa do abrandamento das exportações iranianas, que atualmente atingem dois milhões de barris por dia.

Últimas