Guerra no Médio Oriente

"Só queria comida para os filhos": Mohammed viu o irmão morrer junto ao centro de ajuda em Gaza

Várias imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram o momento em que os palestinianos fogem dos tiros que alguém dispara junto a um centro de ajuda em Rafah, gerido por norte-americanos e israelitas. O irmão de Mohammed estava lá e foi uma das vítimas mortais.

Pedro Miguel Costa

Mais 30 pessoas morreram em Gaza em confrontos junto a um centro de distribuição de comida. O Hamas e Israel trocam acusações sobre a autoria do massacre.

Várias imagens, divulgadas nas redes sociais, mostram o momento em que os palestinianos fogem dos tiros que alguém dispara junto a um centro de ajuda em Rafah, gerido por norte-americanos e israelitas.

"O meu irmão foi lá para ir buscar comida para os filhos, mas o exército israelita disparou sobre ele. Ele só queria comida para os filhos. Israel mentiu-nos. É um crime", diz Mohammed a chorar.

As autoridades em Gaza, lideradas pelo Hamas, garantem que cerca de 30 pessoas morreram e que os disparos foram da responsabilidade das tropas israelitas. Algumas testemunhas locais dizem o mesmo.

Imediatamente, o exército de Telavive pôs a circular um vídeo com o qual tenta provar que quem dispara sobre a população palestiniana é o próprio Hamas para impedir que recebam ajuda humanitária entregue por Israel.

Esta manhã, as forças israelitas terão demolido com maquinaria pesada um hospital de diálise no norte de Gaza, que era a única instalação médica deste tipo na região. Tinha sido reaberto há poucas semanas, depois de um anterior ataque das tropas israelitas. Atendia mais de 160 pacientes com insuficiência renal.

Veleiro humanitário a caminho de Gaza

A caminho de Gaza está um navio com ajuda humanitária que quer romper o cerco israelita ao território palestiniano. Partiu de Sicília, na Itália, e demora uma semana a chegar ao destino. A bordo seguem alguns dos atores que participaram na série televisiva Guerra dos Tronos e Greta Thunberg, a jovem ativista ambiental sueca.

Últimas