Esta quinta-feira, o coronel Carlos Mendes Dias recordou o contexto histórico e político em que a guerra na Faixa de Gaza decorre e abordou a libertação de vários reféns, entre eles uma jovem soldado de 20 anos.
Trata-se de Agam Berger que, juntamente com mais colegas, foi raptada durante o ataque de 7 de outubro de 2023 do posto de Nahal Oz em Israel. Foram ainda libertados, dois civis israelitas, Arbel Yehoud, de 29 anos, Gadi Mozes, 80 anos, e um grupo de cinco tailandeses.
Durante o comentário, o coronel fala, ainda, do momento da libertação, altamente mediatizado, e aponta algumas características do “marketing de libertação” como a presença de várias bandeiras do Hamas, a imposição no modo de agir dos reféns e ainda um facto curioso… Adam Berger vestia um pijama no momento em que foi raptada, no entanto, agora, ao ser libertada, estava a usar um uniforme.
O Coronel Carlos Mendes Dias analisou, também, mais temas da atualidade internacional como o facto de Donald Trump querer transformar a base norte-americana de Guantánamo, em Cuba, num centro de detenção para 30 mil imigrantes ilegais e um ataque com drones na Ucrânia que provocou pelo menos um morto e vários feridos.