A população libanesa celebra o cessar-fogo, que entrou em vigor na madrugada desta quarta-feira. No Sul do Líbano, em Tyre, as pessoas saem à rua com bandeiras, gritam e atiram arroz aos carros que buzinavam em caravana, para festejar a interrupção do conflito entre Israel e o grupo pró-iraniano Hezbollah. Em Sídon, também no Sul do país, deslocados celebram com cânticos e emoção e iniciam o regresso a casa.
Fluxos de carros que transportam pessoas deslocadas do Sul do Líbano devido aos ataques israelitas nos últimos meses, começaram a dirigir-se para os locais de origem.
As agências internacionais divulgam imagens dos festejos dos populares e de dezenas de carros a sair da cidade portuária de Sídon, a sul da capital, Beirute, em direção ao Sul do Líbano, de onde tinham saído devido aos ataques israelitas.
O exército do Líbano, que tem a tarefa de ajudar a garantir que o cessar-fogo seja válido, disse num comunicado na quarta-feira que se estava a preparar para uma deslocação para o Sul do país.
Os militares também pediram que os residentes das aldeias fronteiriças adiassem o regresso a casa até que os militares israelitas, que travaram guerra contra o Hezbollah em várias ocasiões e avançaram cerca de seis quilómetros em território libanês, se retirassem.
O cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos e pela França, promete pôr fim a um conflito na fronteira israelo-libanesa que matou milhares de pessoas desde que foi desencadeado pela guerra de Gaza no ano passado.