Guerra no Médio Oriente

Como foi planeado o ataque do Hamas de 7 de outubro?

A comentadora da SIC Maria João Tomas explica que, dois anos antes do ataque, o Hamas já publicava "ao detalhe" no seu site, que é acessível "a qualquer pessoa", fotografias e treinos de como se assaltam casas, como se fazem reféns e como se entra por arame farpado.

SIC Notícias

Maria João Tomás

No dia em que se assinala 1 ano do ataque do Hamas, Maria João Tomás, comentadora da SIC, explica que o atentado foi preparado "muito tempo antes" e que as preparações eram públicas.

Na SIC Notícias, a especialista conta que, dois anos antes do ataque, o Hamas já publicava no seu site, que é acessível "a qualquer pessoa", fotografias e treinos de como se assaltam casas, como se fazem reféns e como se entra por arame farpado.

"É público, sabia-se onde estavam a preparar tudo isto", refere, acrescentando que o Hamas publicava "tudo ao detalhe".

15 momentos-chave desde o ataque de 7 de outubro do Hamas contra Israel

A comentadora da SIC explica que os treinos do Hamas se realizavam numa zona onde estão kibutz habitados por "comunidades herdeiras" de um passado de Israel, quase todas opositoras de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.

Maria João Tomás explica que havia uma certa convivência destas comunidades com o Hamas, contudo, tinham "quartos seguros", uma vez que tinham "medo". Estas zonas deviam estar "mais protegidas" pela Força Nacional de Israel, considera.

"Porque é que naquele dia, houve aquele festival e não havia lá polícias? Onde é que estavam?", questiona.

Houve uma "falha de segurança grande", aponta.

Os nomes e os rostos dos reféns do Hamas desde 7 de outubro de 2023

Na SIC Notícias, a especialista explica que os treinos eram mapeados e viam-se a "céu aberto": "Quem estivesse a vigiar esta zona sabia onde estavam, o que estavam a fazer e quem eram os grupos a cooperar com o Hamas".

Últimas