Governo

Reforma do Estado: a missão, o impacto e os desafios da nova pasta do Governo

Com experiência como secretário de Estado e consultor da Presidência da República, Gonçalo Matias enfrentará o desafio de modernizar os serviços públicos e combater a burocracia em várias áreas do Estado, incluindo a Administração Pública, Saúde, Justiça e Apoios Sociais.

Ana Luísa Galvão

Uma das principais novidades deste novo Governo é a criação do Ministério da Reforma do Estado. O novo ministro, Gonçalo Matias, já teve uma breve experiência governativa como secretário de Estado de Passos Coelho e foi também consultor da Presidência da República, tanto com Cavaco Silva como com Marcelo Rebelo de Sousa.

Aos 46 anos, Gonçalo Matias assume uma das pastas mais transversais do novo Executivo. A fazer fé no programa da AD, a modernização dos serviços públicos e o combate à burocracia deverão abranger várias áreas do Estado.

Exemplos disso são a Administração Pública e Fiscal, o Serviço Nacional de Saúde, a Justiça, os Apoios Sociais e o Sistema de Asilo.

Há cerca de um ano, no podcast Geração 70, da SIC Notícias, Gonçalo Matias referia-se à necessidade de uma reforma do Estado.

O novo ministro define-se como um moderado de centro-direita, defende alterações às políticas de imigração e é agora ministro adjunto e da Reforma do Estado.

No Conselho Nacional do PSD, realizado na semana passada, Luís Montenegro já tinha avançado com a ideia de que se aproximavam grandes mudanças, em nome da celeridade e da simplificação dos processos.

Últimas