Queda do BES

Ministra das Finanças esclarece solução para o BES quinta-feira no Parlamento

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai ao Parlamento na quinta-feira para prestar esclarecimentos na comissão permanente da Assembleia da República (AR) sobre a solução encontrada para o Banco Espírito Santo (BES).

A governante será ouvida na quinta-feira pelas 16:00.
ANTÓNIO COTRIM

A governante será ouvida na quinta-feira pelas 16:00, tendo fonte partidária indicado à agência Lusa que a vinda de Maria Luís Albuquerque foi "consensualizada  entre os líderes parlamentares".

O PS havia pedido hoje a convocação com "caráter de urgência" da comissão  permanente da AR para ouvir a ministra. 

O BES, tal como era conhecido, acabou este fim de semana depois de o  Banco de Portugal (BdP) ter anunciado a sua separação num 'banco bom', denominado  Novo Banco, e num 'banco mau' ('bad bank'). 

O Novo Banco fica com os ativos bons que pertenciam ao BES, como depósitos  e créditos bons, e recebe uma capitalização de 4.900 milhões de euros enquanto  o 'bad bank' ficará com os ativos tóxicos.  

Após o anúncio do Banco de Portugal, no domingo à noite, o Governo,  através do Ministério das Finanças, afirmou que os contribuintes não terão  de suportar os custos relacionados com o financiamento do BES e a Comissão  Europeia anunciou aprovar solução, que está em linha com as regras de ajuda  da União Europeia.  

O Novo Banco será liderado por Vítor Bento, que substituiu o líder histórico  Ricardo Salgado à frente do BES e a quem coube dar a conhecer prejuízos  históricos de quase 3,6 mil milhões de euros no primeiro semestre.

Lusa

Últimas