Gaza

Israel deve estar preparado para uma "longa campanha", diz Netanyahu

Israel deve estar preparado para uma "longa  campanha" militar em Gaza, advertiu hoje o primeiro-ministro israelita,  Benjamin Netanyahu, num discurso transmitido pela televisão, após mais um  dia sangrento no território palestiniano e no sul de Israel. 

Reuters
JIM HOLLANDER

"Devemos estar preparados para uma longa campanha até que a nossa missão  esteja cumprida", afirmou o chefe do Governo israelita, poucas horas depois  de pelo menos quatro pessoas terem morrido no sul de Israel na sequência  de um morteiro disparado de Gaza. 

Benjamin Netanyahu afirmou que "os cidadãos israelitas não podem viver  com a ameaça de 'rockets' e de túneis da morte", garantindo que Israel não  irá terminar a ofensiva militar "sem neutralizar os túneis" utilizados pelo  movimento palestiniano islamita Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde 2006,  para atacar o território israelita. 

Para Netanyahu, "o único propósito destes túneis é matar cidadãos israelitas".

Em três semanas de conflitos entre Israel e o Hamas, a ofensiva israelita  fez cerca de 1.050 mortos -- mais de três quartos são civis segundo as Nações  Unidas --, e cerca de 6.200 feridos na Faixa de Gaza, onde o nível de destruição  já assumiu contornos consideráveis. 

Do lado israelita, a lista de vítimas mortais inclui 43 soldados e pelo  menos sete civis.    

     

Lusa

Últimas