Gaza

Hamas rejeita o cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza

O líder do Hamas, Khaled Mechaal, anunciou hoje  que o movimento rejeita o cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza, por este  não prever o levantamento do bloqueio imposto ao enclave palestiniano. 

"Nós rejeitamos hoje e vamos rejeitar no futuro" a proposta de um cessar-fogo  antes da realização de negociações sobre as reivindicações do Hamas, nomeadamente  o levantamento do bloqueio, disse Mechall, numa conferência de imprensa  em Doha, no Qatar. 

O levantamento do bloqueio imposto em 2006 é uma das reivindicações  do Hamas, que exige também a abertura de uma fronteira com o Egito, assim  como a libertação de prisioneiros que se encontram em Israel. 

Numa altura em que se multiplicam os apelos internacionais para o fim  das hostilidades entre palestinianos e israelitas, Khaled Mechaal sublinha  que o Hamas "não tem qualquer objeção" à mediação do Egito, mas com a condição  de se alcançar "o fim da agressão e o levantamento do bloqueio". "Primeiro temos de nos pôr de acordo sobre as nossas reivindicações  e depois decidiremos o momento do cessar-fogo", sublinhou. 

Nesse contexto, afirmou que é favorável a "uma trégua humanitária",  mas que não pode ser vista "como um meio para contornar" as reivindicações  do Hamas 

     

Lusa

Últimas