Fórmula 1

“Uma anedota”: Lewis Hamilton incentiva Verstappen a boicotar castigo

O castigo aplicado a Max Verstappen por dizer um palavrão numa conferência de imprensa está a gerar polémica. Vários colegas têm mesmo manifestado o seu desagrado com a decisão referente ao piloto da Red Bull.

Qian Jun/MB Media

SIC Notícias

Max Verstappen vai ter de cumprir serviço comunitário por ter dito um palavrão durante uma conferência de imprensa de antevisão do Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1. O castigo, aplicado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), está a gerar controvérsia.

“Uma anedota”

São já vários os pilotos que se manifestaram contra o castigo aplicado a Verstappen, com Lewis Hamilton a considerar a sanção “uma anedota” e a incentivar o colega a ‘boicotar’ o castigo.

“Acho que é uma grande anedota, para ser honesto. É o auge do desporto e cometem-se erros. Eu certamente não o cumpriria e espero que o Max não o faça", disse Hamilton.

Lando Norris, que terminou a classificação em primeiro lugar, também se manifestou: “Acho que é muito injusto, não concordo com nada disto”.

Verstappen comentou o assunto no grupo de WhatsApp da Associação de Pilotos e recebeu o apoio de vários colegas. “Toda a gente riu e perguntou ‘que raio é isto?’ Sim, é uma parvoíce”, revelou o piloto da Red Bull.

O próprio presidente da Associação de Pilotos, citado pelo The Sun, manifestou incredulidade com a situação, recordando outros casos em que nada aconteceu.

“Quantas vidas de serviço comunitário teria que cumprir o Guenther Steiner por dizer palavrões? Foi glorificado por isso. Se for a Netflix a divulgar, não há problema”, afirmou Alex Wurz, referindo-se à série “Drive to Survive”.

O presidente da Associação de Pilotos revela que vai abordar a situação com a FIA.

O que disse Max Verstappen?

Na semana passada, o piloto da Red Bull referiu-se ao monolugar utilizando um palavrão: “O carro está f*****”.

A federação internacional considera que esse comportamento configura "má conduta" segundo o artigo 20 do Código Desportivo Internacional e é "uma infração ao artigo 12.2.1".

Decidiu, por isso, castigar Verstappen, que terá de cumprir serviço comunitário mas sem qualquer consequência desportiva.

Últimas