Fórmula 1

Oscar Piastri vence primeira corrida da carreira no Grande Prémio da Hungria

Um ano depois de se ter estreado na Fórmula 1, o jovem piloto da McLaren venceu a sua primeira corrida no Grande Prémio da Hungria. Oscar Piastri, que começou em segundo lugar, acabou por beneficiar de uma má largada por parte do seu colega de equipa. Nas últimas voltas, as tensões escalaram entre Lando Norris e os engenheiros da McLaren quando o piloto (quase) se recusou a deixar Piastri liderar a corrida. Aos 23 anos, o australiano tornou-se o sétimo piloto a vencer uma corrida nesta temporada.

Qian Jun/MB Media

Mariana Jerónimo

Foi em clima de festa (e muita tensão) que Oscar Piastri subiu ao lugar mais alto do pódio no Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1. A má largada de Lando Norris, que ocupava o primeiro lugar da grelha, acabou por ditar o resultado final da corrida deste domingo. Depois do piloto britânico ter empurrado o tricampeão mundial, Max Verstappen, para fora da pista na primeira curva, o australiano Oscar Piastri aproveitou a picardia para assumir as rédeas da corrida.

E se o pódio do Grande Prémio da Hungria contou com uma ‘dobradinha’ da McLaren, houve também espaço para uma ‘dobradinha’ britânica - com Lando Norris em segundo lugar e Lewis Hamilton logo a seguir. Este domingo, o sete vezes campeão mundial conquistou o seu 200.º pódio da carreira.


Na Fórmula 1 desde o ano passado, Oscar Piastri liderou grande parte da corrida que ficou marcada pela tensão entre o seu colega de equipa e a própria McLaren. Depois de ser chamado para o último pit stop da corrida, Lando Norris voltou para a pista em primeiro lugar e tudo apontava para mais uma vitória no currículo - a segunda da carreira depois de ter vencido o Grande Prémio de Miami em maio.

Mas não eram esses os planos que os engenheiros da McLaren tinham para Lando Norris que foi ‘obrigado’ a ceder a sua posição a Oscar Piastri. Uma 'ordem' que fez escalar a tensão dentro da equipa e que Norris só cumpriu quando faltavam duas voltas para o final. Mas esta não foi a única briga da corrida.






Ao mesmo tempo que discutia com o seu engenheiro devido a problemas nos pneus, Max Verstappen lutava para alcançar os dois pilotos da McLaren, mas primeiro precisava ultrapassar um antigo rival - Lewis Hamilton da Mercedes.

A sete voltas do final da corrida, um choque entre os dois pilotos fez o monolugar da Red Bull “ganhar asas”, sair fora da pista e terminar em quinto lugar.

Graças à vitória no Grande Prémio da Hungria, Oscar Piastri ocupa agora o quinto lugar no Campeonato de Mundial de Pilotos que é liderado por Max Verstappen (265 pontos), seguindo-se de Lando Norris (189) e Charles Leclerc (162).

No Campeonato Mundial de Construtores a Red Bull segue à frente (389 pontos), ameaçada pela McLaren (338) e a Ferrari (322).


Últimas