Foi em clima de festa (e muita tensão) que Oscar Piastri subiu ao lugar mais alto do pódio no Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1. A má largada de Lando Norris, que ocupava o primeiro lugar da grelha, acabou por ditar o resultado final da corrida deste domingo. Depois do piloto britânico ter empurrado o tricampeão mundial, Max Verstappen, para fora da pista na primeira curva, o australiano Oscar Piastri aproveitou a picardia para assumir as rédeas da corrida.
E se o pódio do Grande Prémio da Hungria contou com uma ‘dobradinha’ da McLaren, houve também espaço para uma ‘dobradinha’ britânica - com Lando Norris em segundo lugar e Lewis Hamilton logo a seguir. Este domingo, o sete vezes campeão mundial conquistou o seu 200.º pódio da carreira.
Na Fórmula 1 desde o ano passado, Oscar Piastri liderou grande parte da corrida que ficou marcada pela tensão entre o seu colega de equipa e a própria McLaren. Depois de ser chamado para o último pit stop da corrida, Lando Norris voltou para a pista em primeiro lugar e tudo apontava para mais uma vitória no currículo - a segunda da carreira depois de ter vencido o Grande Prémio de Miami em maio.
Mas não eram esses os planos que os engenheiros da McLaren tinham para Lando Norris que foi ‘obrigado’ a ceder a sua posição a Oscar Piastri. Uma 'ordem' que fez escalar a tensão dentro da equipa e que Norris só cumpriu quando faltavam duas voltas para o final. Mas esta não foi a única briga da corrida.
Ao mesmo tempo que discutia com o seu engenheiro devido a problemas nos pneus, Max Verstappen lutava para alcançar os dois pilotos da McLaren, mas primeiro precisava ultrapassar um antigo rival - Lewis Hamilton da Mercedes.
A sete voltas do final da corrida, um choque entre os dois pilotos fez o monolugar da Red Bull “ganhar asas”, sair fora da pista e terminar em quinto lugar.
Graças à vitória no Grande Prémio da Hungria, Oscar Piastri ocupa agora o quinto lugar no Campeonato de Mundial de Pilotos que é liderado por Max Verstappen (265 pontos), seguindo-se de Lando Norris (189) e Charles Leclerc (162).
No Campeonato Mundial de Construtores a Red Bull segue à frente (389 pontos), ameaçada pela McLaren (338) e a Ferrari (322).