Fórmula 1

Pilotos de Fórmula 1 prestam homenagem a Senna e Ratzenberger no circuito de Imola

A iniciativa foi organizada pelo tetracampeão mundial Sebastian Vettel e teve como objetivo homenagear Ayrton Senna e Roland Ratzenberger que faleceram há exatamente 30 anos no circuito de Imola, na Itália. Pilotos, ex-pilotos e equipas de Fórmula 1 estiveram reunidos numa homenagem abençoada pela chuva.

Ciro De Luca // Reuters

Mariana Jerónimo

Este ano marca o 30º aniversário desde que os pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger correram pela última vez na Fórmula 1. A morte dos dois pilotos, no GP de San Marino em 1994, mudou para sempre a trajetória do desporto motorizado.

Nas vésperas daquele que é agora conhecido como o Grande Prémio da Emilia-Romagna, foram vários os pilotos da F1, F2 e F3 e equipas que se reuniram no Autódromo Enzo e Dino Ferrari para uma caminhada pelo circuito em homenagem aos feitos de Senna e Ratzenberger.

Nem a chuva impediu que a iniciativa organizada pelo tetracampeão mundial, Sebastian Vettel, em colaboração com o Instituto Ayrton Senna, se realizasse. Mesmo tendo anunciado a sua saída da Fórmula 1 no final de 2022, o piloto alemão continua a ser presença recorrente no paddock quando se trata de promover iniciativas solidárias como esta.

Todos os elementos envolvidos vestiram uma t-shirt com as cores do Brasil e com a mensagem "Para Sempre" estampada no peito. Vários vídeos e fotografias do momento foram partilhados nas redes sociais.

Está prevista ainda outra homenagem por parte de Sebastian Vettel a Ayrton Senna para este fim-de-semana. O piloto alemão vai conduzir o icónico McLaren MP4/8 que o piloto brasileiro conduziu no ano de 1993.

Recentemente o piloto francês da Alpine, Pierre Gasly, também teve a oportunidade de conduzir o primeiro carro que pertenceu a Senna na sua estreia na Fórmula 1. No circuito de Silverstone, Pierre Gasly subiu ao volante do Toleman TG183B para uma experiência que diz ter superado todas as suas expectativas.

“Não me lembro de uma experiência tão incrível. Dirigir o primeiro carro de Fórmula 1 de Senna superou todas as minhas expectativas”, disse o piloto da Alpine.
Últimas