Vídeos

Euro 2024: Ucrânia empata com a Bélgica e está eliminada

No grupo mais imprevisível deste Europeu, em que todas as seleções terminaram com os mesmos pontos, Bélgica e Ucrânia travam um jogo disputado e a vitória podia ter caído para qualquer um dos lados. Mas faltou o principal: golos.

Daniel Pascoal

A Ucrânia fez quatro pontos e, em qualquer outro grupo, teria garantido o apuramento para os oitavos de final. Mas no grupo E, o mais imprevisível deste Euro 2024, não chegou. A seleção lutou até o final, mas empatou com a Bélgica e terminou em último.

Dentro do relvado, o primeiro aviso foi da Bélgica e surgiu da combinação mais óbvia: De Bruyne passa, Lukaku finaliza. Mas a precisão que teve o médio não foi a mesma do avançado, que está a viver um pesadelo neste Euro: já marcou três golos, mas viu os três serem anulados.

Do outro lado, a Ucrânia, que apostou pela primeira vez no ex-Benfica Yaremchuk para o onze inicial, não teve receio em apertar a muito mais poderosa Bélgica, subindo as linhas para tentar recuperar a bola no campo de ataque.

No entanto, os 'diabos vermelhos' conseguiam, com os apoios de Doku e Lukaku, fugir das marcações ucranianas. A primeira parte foi bem disputada, mas teve poucas oportunidades flagrantes para ambos os lados.

Realça-se a tentativa 'malandra' de Kevin de Bruyne aos 33', quando quis enganar o guarda-redes Trubin ao bater um livre lateral diretamente para a baliza, e a boa trama coletiva dos ucranianos aos 42', com Yaremchuk a poder rematar dentro da área, mas a preferir um passe que chegou a ninguém.

Com os jogos do grupo a decorrem ao mesmo tempo, os jogadores da Ucrânia provavelmente ficaram a saber, ao intervalo, que estavam a ser eliminados do Euro. Mas nem isso mudou o paradigma na segunda parte. As chances flagrantes continuaram a ser poucas e a iniciativa maior era da Bélgica, que controlava as ações com Onana em destaque no meio-campo.

Trossard - cujo pai criticou publicamente o selecionador Peter Tedesco nos últimos dias - saiu para a entrada de Yannick Carrasco, que se envolveu em lances perigosos, mas decidiu mal no último passe. Já na Ucrânia, o experiente Zinchenko saiu do banco para tentar ajudar a equipa a ter bola e qualidade de passe.

Na reta final, a Ucrânia arriscou mais e o duelo ficou partido, mas não chegou para destronar a Bélgica e a seleção acabou mesmo eliminada do Euro 2024.

Craque do jogo: Amadou Onana

Últimas