Vídeos

Portugal vence a Turquia e está nos oitavos do Euro 2024

Veja aqui os golos da vitória de Portugal contra a Turquia, que garantiu não só o apuramento para os oitavos de final, mas também o primeiro lugar do grupo F. Pepe brilhou, Bernardo ressurgiu e Cristiano Ronaldo mostrou que está a pensar 100% na equipa.

Daniel Pascoal

A primeira ‘missão’ está cumprida: Portugal garantiu o primeiro lugar do grupo F e apurou-se para os oitavos de final do Euro 2024, graças ao triunfo por 3-0 contra a Turquia, este sábado, no Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund.

Depois das surpresas na estreia, Roberto Martinez voltou a apostar no 4-3-3, com Nuno Mendes no corredor esquerdo e João Cancelo na direita. Palhinha, um dos pilares durante a qualificação, também regressou ao onze inicial, após ter ficado no banco contra a Chéquia.

Apesar das mudanças, a primeira oportunidade flagrante foi da Turquia, que entrou no jogo entre os dois conjuntos mais fortes do grupo F sem Arda Guler, a jovem estrela da equipa, ainda não 100% fisicamente.

Aos 6 minutos, um passe longo nas costas da defesa lusitana terminou num remate de Kerem Akturkoglu, que em boa posição não conseguiu acertar em cheio na bola.

O selecionador turco, Vincenzo Montella, prometeu na antevisão que ia tentar "dividir a posse" para deixar Portugal "desconfortável". No entanto, jogar contra uma equipa menos fechada, ao contrário do que foi com a Chéquia, acabou sendo positivo para a Seleção Nacional.

Pepe imperial, Ronaldo solidário

Quando era necessário travar as investidas da Turquia, lá estava Pepe, a fazer dos 41 anos apenas um número - e um recorde, não fosse ele o mais velho de sempre a jogar num Europeu. O central do FC Porto deixou alguns cortes do mais alto nível, um deles na origem do primeiro golo.

Na sequência da recuperação, Rafael Leão conduziu pela esquerda, viu Nuno Mendes subir no terreno e serviu o lateral do PSG, que cruzou para o centro da área. Vitinha atraiu a marcação e, após um desvio da defesa, a bola foi parar nos pés de Bernardo Silva, que rematou e correu para festar o primeiro tento da Seleção Nacional, aos 21'.

Sete minutos depois, a equipa orientada por Roberto Martínez pressionava os turcos, mas nem precisou de roubar a bola para faturar.

Num torneio marcado por vários autogolos, a Turquia talvez tenha protagonizado o mais caricato. Samet Akaydin, sozinho, atrasou sem olhar para o guarda-redes e acabou por colocar o esférico na própria baliza.

Ao intervalo, Roberto Martínez preparou duas substituições para começar a segunda parte: Rúben Neves e Pedro Neto para os lugares de Palhinha e Rafael Leão. Ao longo da etapa final, também lançaria ao relvado Nélson Semedo, António Silva e João Neves.

Ainda assim, foi mais um erro fulcral da defesa turca a ajudar Portugal. Um corte falhado deixou Cristiano Ronaldo na cara do guarda-redes Altay Bayindir.

E CR7 teve a atitude que um capitão deve ter. Podia ter rematado, mas escolheu passar para Bruno Fernandes fazer o mais fácil: 3-0.

Craque do jogo: Pepe

Portugal já sabe que vai jogar no dia 1 de julho (segunda-feira), frente a um dos melhores terceiros classificados.

Em atualização

Últimas