A Espanha venceu a Itália, por 1-0, no fecho da segunda jornada do grupo C do Campeonato da Europa de 2024, e carimbou a passagem aos 'oitavos'.
Os espanhóis entraram com o gás todo, dispôs de várias ocasiões de golo nos primeiros minutos mas quando não era Donnarumma a defender, era a bola a não chegar ao alvo. Nico Williams e Álvaro Morata batiam sempre contra a muralha transalpina bem protegida.
Quando o árbitro apitou para o final da primeira parte a Espanha estava claramente por cima apesar do nulo no resultado. 61%-39% em posse de bola, 9-1 em remates e 25-5 em ataques, demonstravam bem isso.
No segundo tempo, a toada foi a mesma. A 'Roja' manteve-se pressionante e na busca do golo, até que aos 54 minutos colocou-se na frente do marcador.
Na esquerda, Nico Williams cruzou para a área, Morata surgiu ao primeiro poste para desviar de cabeça para uma grande defesa de Donnarumma. A bola bateu em Riccardo Calafiori, que por infelicidade a introduziu na própria baliza.
Na classificação do grupo C, a Espanha passou a somar seis pontos, contra três da Itália e um de Albânia e Croácia, que na quarta-feira empataram a dois golos, em Hamburgo. A 'Roja' junta-se assim à anfitriã Alemanha ao lote de seleções que garantiram a passagem aos oitavos de final do Euro 2024.