O jogo mais esperado deste sábado terminou com um resultado surpreendente. A Espanha, numa versão diferente daquela das últimas grandes competições, triunfou de forma imponente diante da Croácia (3-0), no grupo B do Euro 2024.
Estava tudo calmo em Berlim até ao minuto 29. As equipas travavam um duelo sem qualquer grande oportunidade, até que a 'Fúria' acordou, com dois golos em menos de cinco minutos. Daquelas coisas que só acontecem no futebol.
Primeiro, Fabián Ruiz lançou Morata em profundidade, rasgando a defesa adversária, e o avançado do Atlético Madrid não perdoou na cara do golo e chegou ao sétimo tento em Europeus - só Platini (9) e Cristiano Ronaldo (14) têm mais.
Depois, Ruiz voltou a surgir em grande estilo. O médio do PSG recebeu de Pedri, tirou Modric e Brozovic do caminho e rematou sem hipóteses de defesa para Livakovic.
Dois lances, duas bolas na baliza. Eficácia total da Espanha, em contraste com a Croácia, que nos minutos seguintes criou algumas oportunidades - com Kovacic e Gvardiol - mas desperdiçou todas.
No fim da primeira parte, um autêntico banho de água fria às aspirações de Modric e companhia. Na sequência de um canto batido por Lamine Yamal, o baixinho Dani Carvajal, que está na fase mais goleadora da carreira, fez o terceiro.
O jogo não justificava uma diferença tão grande no marcador, mas havia mérito na forma como os espanhóis aproveitavam os espaços e tapavam os três médios de luxo da Croácia.
Esta já não é aquela Espanha da posse do controlo, mas mostra um ataque agressivo, com Morata inspirado e extremos fortes no um contra um, Yamal e Nico Williams.
Guardiões fazem milagres
No início da segunda parte, o jovem Yamal, que vai completar 17 anos um dia antes da final do Euro 2024, quase marcou o quarto tento da Espanha, mas foi travado por uma grande defesa de Livakovic.
Era o momento dos guarda-redes brilharem: aos 55', Unai Simón evitou um golo certo de Stanisic e depois ainda afastou uma bola cabeceada por Budimir, numa grande confusão dentro da área.
Aos 79', uma penalidade parecia ser a oportunidade perfeita para os croatas agitarem o jogo. Unai Simón defendeu, a recarga ficou com Perisic, que assistiu Petkovic. Golo… anulado por fora de jogo.
Quem ficou feliz foi Rodri, que cometeu o penálti - evitando um golo certo da Croácia - e não viu o cartão vermelho, contando com a benevolência do árbitro.
O craque do jogo
Com este triunfo, a Espanha arranca da melhor forma no grupo B, formado também por Itália e Albânia, que jogam este sábado a partir das 20h.