UEFA Euro 2024

Euro 2024: Portugal é "favorito", tem "jogadores de classe mundial"

Portugal entra em campo esta terça-feira com a Chéquia, às 21:00, hora local, 20:00 em Lisboa, em Leipzig, na Alemanha. O jogo vai ser transmitido na SIC. A comentadora Mariana Fernandes considera que Portugal tem a responsabilidade de ficar em primeiro lugar no grupo.

Mariana Fernandes

Rita Rogado

Mariana Fernandes, comentadora da SIC, acredita que a Chéquia, adversário de Portugal no jogo de estreia no Euro 2024, vai criar "muitas dificuldades". Contudo, destaca que a seleção portuguesa tem vários jogadores entre os melhores do mundo.

A comentadora da SIC defende que o jogo desta terça-feira, frente à Chéquia não será o mais complicado do grupo F. Para Mariana Fernandes, será o jogo de sábado com a Turquia. Mas acredita que a Chéquia vai criar "muitas dificuldades" a Portugal.

"Tem um futebol bastante ofensivo, não necessariamente de posse (...). Vai dar a bola a Portugal, vai explorar transições ofensivas. Tem um futebol muito mais direto", refere.

A comentadora da SIC está "na dúvida" como Roberto Martínez vai apresentar a equipa, ou seja, distribuir cada peça. Vai ter linha de três defesas ou linha de quatro? Mariana Fernandes considera que fazia sentido uma linha de três centrais:

"Três jogadores com dois nas alas, muito abertos, onde Portugal pudesse explorar o jogo mais largo. Um ataque mais móvel e também uma defesa mais móvel que pudesse compensar as transições ofensivas muito rápidas e acutilantes".

Portugal é "favorito", reconhece, mas mais do que isso, tem a "responsabilidade de ficar em primeiro lugar no grupo". Não é recomendável ficar em segundo ou terceiro, refere, tendo em conta os "cruzamentos nos oitavos de final".

Questionada se poderá ser um problema o selecionador ter todos os jogadores à disposição, a comentadora da SIC tem "muita dificuldade" em acreditar que seja negativo.

"O que aconteceu durante muito tempo na seleção nacional foi que Portugal tinha 11, 12 ou 13 jogadores titulares e não tinha mais", lembra.

Agora, o selecionador tem uma equipa "muito equilibrada".

"Os jogadores jogam em alguns dos principais clubes da Europa, com uma competitividade acima da média. Tem vários jogadores de classe mundial, dos melhores do mundo nas respetivas posições", assinala.

Na SIC Notícias, refere que está a haver uma transição de gerações "de forma homogénea e calma". Ou seja, não se está a perceber que Cristiano Ronaldo e Pede "estão a ir embora", uma vez que já surgiram novos líderes, como Bernardo Silva e Bruno Fernandes.

A comentadora da SIC destaca a carreira de Pepe que, com 41 anos, jogou ao mais alto nível, a Liga dos Campeões.

"Se virmos Pepe em campo, continua a ser dos melhores. Se estiver em condições, tem de ser titular. A experiência que tem e a inteligência que tem em perceber que já não é o mais rápido em campo mas que pode tomar caminhos alternativos e correr para determinados sítios para ganhar dois ou três metros a alguém que tem menos 10 anos e que é muito mais rápido faz com que seja insubstituível", realça.

Mariana Fernandes considera ainda que Cristiano Ronaldo está com a seleção nacional "como não estava há muito tempo".

"Ronaldo fez no particular contra a Irlanda a melhor exibição em muito tempo na seleção nacional pela forma como se ligou aos restantes jogadores", afirma.

Portugal entra em campo esta terça-feira com a Chéquia, às 21:00, hora local, 20:00 em Lisboa, em Leipzig, na Alemanha. O jogo vai ser transmitido na SIC.

Últimas