André Ventura vai anunciar esta terça-feira se vai ou não candidatar-se a Presidente da República. Ao contrário dos restantes candidatos, esta demora por parte do líder do Chega faz parte de uma estratégia política, explica, no Expresso da Manhã, da SIC Notícias, o comentador SIC Paulo Baldaia.
"Está a fazer-se caro porque sabe que joga a favor dele. Cria um clima de ansiedade política por parte do eleitorado do Chega de saber se vai ter ou não André Ventura como candidato. A verdade é que tudo aponta para que ele seja o candidato do Chega, porque há um potencial de votos que só será conseguido se for André Ventura. [Além disso], não há hipótese de o Chega não ir a eleições e deixar que o seu eleitorado possa navegar por outros candidatos", salienta Paulo Baldaia.
O comentador acredita que Ventura tem "hipótese de vir a ser o segundo candidato a ir a uma segunda volta, muito provavelmente com o Gouveia e Melo".
Ainda assim, Paulo Baldaia diz que a prioridade do líder do Chega não é conquistar Belém, mas reforçar o eleitorado:
“Ventura não quer ganhar as presidenciais, quer caminhar para uma votação que numa segunda volta seria sempre superior a 30% para ir alimentando o eleitorado do Chega para um dia poder vencer eleições legislativas. É nisso que ele aposta e eu julgo que tem fortes possibilidades de conseguir fazer esse caminho", sublinha o comentador.