Eleições Legislativas

Se PS e PSD tiverem o mesmo número de deputados, o que desempata?

Para o mapa político estar completo falta a contagem dos votos da emigração. Saiba o que pode acontecer nos três cenários possíveis: PS ganhar em número de deputados, PSD ganhar em número de deputados, ou ambos os partidos igualarem.

Inês de Oliveira Martins

Os mais de 200 mil votos da emigração são contados na próxima semana e o resultado pode empatar o quadro político. Há quatro mandatos por atribuir, dois no círculo da Europa e outros dois no círculo Fora da Europa.

No cenário em que o Partido Socialista consegue eleger dois deputados, e a AD não consegue eleger nenhum, ambos acabam empatados com 79 deputados.

O mesmo acontece no cenário em que o Partido Socialista consegue eleger três deputados e AD consegue eleger um. Neste caso, ambos ficariam com 80 deputados e haveria um empate.

O constitucionalista Paulo Otero explica à SIC que, nesse cenário, "o critério de desempate é o número de votos".

Nesta altura AD e PS estão separados por 51 mil votos, com vantagem para a Aliança Democrática. Faltam os 200 mil das comunidades.

O Chega pode ser determinante para evitar empates. O partido de André Ventura acredita que elege pelo menos um deputado fora da Europa, e sonha conseguir outro pelo círculo na Europa.

Últimas