Eleições Legislativas

Histórico de abstenções nas duas últimas legislativas

A taxa de abstenção em 2022 situou-se nos 48,54%, o que representou 4,5 milhões de eleitores. Ainda assim, foi menor que em 2019.

JOSÉ COELHO

SIC Notícias

Os especialistas admitem que a instabilidade eleitoral, com três eleições nos últimos 5 anos, pode levar a um aumento da abstenção nestas eleições legislativas.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, o que representou 4,5 milhões de eleitores. Ainda assim, a abstenção foi menor que em 2019.

Nesse ano, havia mais de 9 milhões de portugueses recenseados, mas só exerceram o direito de voto cerca de 5 milhões de votantes, o que representou uma taxa de abstenção de 51,4%, a mais alta de sempre.

Mesas de voto abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira

As mesas de voto estarão abertas até às 19:00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), podem votar 10.819.122 eleitores.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa -, num ato eleitoral que terá um custo a rondar os 24 milhões de euros.

Nestas eleições, o círculo de Setúbal vai eleger mais um deputado, um mandato perdido pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, que perdeu cerca de 2500 eleitores.

Assim, Setúbal ganha um mandato, passando a eleger 19 deputados, enquanto Viana do Castelo perde um mandato, contando agora com apenas cinco.

Concorrem a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

A Nova Direita é o único partido estreante neste ato eleitoral, juntando-se a PS, Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), PAN, Livre, Nós, Cidadãos!, Alternativa 21 (MPT/Aliança), ADN, PTP, RIR, JPP, Ergue-te, MAS, Volt Portugal e PCTP/MRPP.

Últimas