Luís Marques Mendes diz que é preciso mudar de Governo e de políticas. O social-democrata juntou-se na tarde desta quarta-feira à campanha da Aliança Democrática em Barcelos e elogiou Luís Montenegro.
Segundo o antigo ministro, Montenegro "é uma boa garantia para os indecisos, porque é um homem de confiança", dizendo ter a certeza que vai ser "um primeiro-ministro de confiança".
"Há três ou quatro meses havia pessoas em Portugal que tinham dúvidas sobre Luís Montenegro, se ele estava realmente preparado para ser primeiro-ministro (...) Nestas últimas semanas e dias, as pessoas estão muito surpreendidas com Luís Montenegro, agradavelmente surpreendidas, positivamente surpreendidas", disse, elogiando a sua prestação nos debates e uma campanha "como deve ser, pela positiva".
"Digo às pessoas indecisas: eu percebo-as, é preciso um primeiro-ministro de confiança, têm aqui esse homem de confiança, este homem não é um radical, este homem não é impulsivo, este homem está no meio, é um exemplo do que deve ser um primeiro-ministro de Portugal", acrescentou.
Na sua intervenção, agradeceu a oportunidade de "matar saudades" da sua família política, da qual disse ter "muito orgulho", e deixou fortes críticas à governação socialista.
"Ao longo dos últimos oito anos, houve um falhanço imperdoável num Governo de esquerda: a degradação do Estado social que atingiu proporções nunca vistas", disse.
A nível económico, defendeu que "é tempo de acabar com a ladainha do poucochinho, com a teoria dos pequenos passos", considerando que Portugal já foi um caso de sucesso no tempo dos Governos de Cavaco Silva e do primeiro executivo PS de António Guterres, a quem elogiou por duas vezes na sua intervenção.
Com LUSA