Daesh

Rússia apoia projeto de resolução dos EUA para cortar apoios ao Daesh

O Presidente russo afirmou hoje que Moscovo apoia o projeto de resolução apresentado pelos Estados Unidos para cortar os apoios financeiros ao grupo terrorista Daesh (autoproclamado Estado Islâmico).

Numa conferência de imprensa, em Moscovo, Vladimir Putin afirmou também que os bombardeamentos que a Força Aérea russa está a efetuar na Síria estão a apoiar não só as tropas governamentais de Damasco como também as da oposição na luta contra o Daesh.

"Apoiamos a iniciativa dos Estados Unidos, que inclui a elaboração de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria", disse Putin, acrescentando que o projeto da declaração foi discutido com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, no início desta semana.

A resolução passa por aumentar as sanções ao Daesh e visa sobretudo cortar o acesso a meios financeiros por parte do grupo terrorista.

Sobre os bombardeamentos contra posições do Daesh na Síria, Putin salientou que a aviação russa está a apoiar as forças governamentais, bem como a oposição a Damasco que luta também contra o grupo.

"Com os bombardeamentos estamos a apoiar os esforços (da oposição síria) na luta contra o Daesh, da mesma forma que apoiamos o exército sírio", frisou o Presidente russo.

Lusa

Últimas