"Um grande grupo de migrantes ilegais tentou entrar na Bulgária através da fronteira com a Turquia. Um homem levou um tiro durante o incidente e acabou por morrer quando estava a ser transportado para o hospital", afirmou o porta-voz do Ministério do Interior em declarações à agência de notícias francesa AFP.
O incidente aconteceu perto da fronteira a sudoeste da Bulgária, próximo da cidade de Sredets, acrescentou aquela fonte citada pela AFP.
A vítima viajava com cerca de meia centena de refugiados com idades entre os 20 e os 30 anos. As autoridades dizem que o grupo ofereceu resistência e um deles acabou por ser atingido por uma bala que fez ricochete.
Este caso está a ser investigado e já obrigou ao regresso antecipado do primeiro-ministro búlgaro que estava em Bruxelas para a Cimeira de líderes e chefes de estado da União Europeia.
Na travessia ferroviária do Canal da Mancha também morreu mais um migrante. Foi colhido por um comboio de mercadorias perto de Calais, em França.
O corpo foi descoberto pelos bombeiros na estação de Coquelles, no norte do país.
Ainda não foi possível identificar a vítima. Desde junho, já morreram 16 pessoas no Túnel da Mancha, na tentativa de chegar ao Reino Unido.
Com Lusa