Coronavírus

Surto de covid-19 na China ameaça agravar a falta de medicamentos na Europa

A Agência Europeia do Medicamento fala em “escassez crítica”. Paracetamol e Ibuprofeno são os fármacos mais mencionados como estando em falta.

SIC Notícias

O aumento de casos de covid-19 na China ameaça agravar a falta de medicamentos na Europa. O fim da política "Covid Zero" e a nova onda de infeções no país estão a contribuir para a quebra das cadeias de produção e distribuição dos fármacos.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) fala em “escassez crítica”. Diz ainda que tinha alertado no mês passado para a falha de fármacos em 25 dos 27 países da União Europeia. Paracetamol e Ibuprofeno são os produtos mais mencionados como estando em falta.

Em Portugal, no entanto, os farmacêuticos dizem ainda não sentir dificuldades. Falam apenas numa diminuição de facilidade de acesso.

Também devido ao aumento da procura de medicamentos, durante os meses de novembro e dezembro, o Infarmed suspendeu a exportação de mais de 100 fármacos. A medida visa normalizar o abastecimento dos medicamentos que tiveram rutura de stock.

Últimas