Coronavírus

Covid-19 na Coreia do Norte: OMS já pediu informações, mas Pyongyang continua em silêncio

País não tem testes, vacinas e medicamentos para toda a população.

A OMS está preocupada com a propagação da pandemia na Coreia do Norte e já pediu informações ao regime de Pyongyang. Também se ofereceu para enviar testes, vacinas e medicamentos que não existem no país, mas o regime continua sem responder.

Pyongyang já conta com 1,7 milhões de casos de covid-19 e 62 mortes. Para o efeito, convocou milhares de médicos e enfermeiros do exército para ajudarem no combate à pandemia.

No entanto, a Organização Mundial de Saúde continua sem receber informações da cidade norte-coreana e teme que os números sejam efetivamente mais elevados relativamente aos que o país transmite.

A Coreia do Norte tem falta de testes para toda a população, mas continua a rejeitar ajuda externa. Sem vacinas, sem medicamentos e com um sistema de saúde empobrecido, a OMS está preocupada com a forma como os doentes estão a ser tratados.

Entretanto na China, Xangai – que se encontra em confinamento há várias semanas – prepara-se para reabrir a 1 de junho. As autoridades apelam para que os habitantes se mantenham vigilantes quando a atividade económica regressar à normalidade.

SAIBA MAIS

Últimas