Os casos de covid-19 estão a aumentar em Portugal e os especialistas consideram que a situação epidemiológica no país é consequência do levantamento das restrições. Por isso, sugerem que o Governo dê um passo atrás.
De acordo com os últimos dados do boletim epidemiológico, publicados na sexta-feira, foram registados mais 23.746 casos de infeção face à semana anterior.
Desde o dia 22 de abril que a máscara deixou de ser obrigatória em espaços fechados, à exceção de hospitais, lares e transportes públicos. Contudo, alguns especialistas consideram que este levantamento ocorreu “depressa demais“.
Em Espanha, os casos assintomáticos não têm de cumprir isolamento, mas, em Portugal, os especialistas alertam para a necessidade de manter a prudência perante um cenário de agravamento.
“Precisamos de ter cuidado até que o vírus estabilize, crie uma normalidade nesta situação e nós possamos ter evidência de que podemos começar a libertar e a tratar esta doença como mais uma gripe”, defende o investigador principal do Instituto de Medicina Molecular, Miguel Castanho.
SAIBA MAIS
- Covid-19: segundo reforço da vacina antecipado devido ao aumento de casos
- Covid-19: idosos começam a receber segundo reforço da vacina
- Covid-19: Portugal registou quase 250 mil casos desde que a máscara caiu
- Covid-19: máscara obrigatória na Madeira apenas em alguns espaços fechados
- Novas linhagens da Ómicron são mais transmissíveis e levam à reinfeção