Coronavírus

Fim de isolamento para assintomáticos é possível, mas máscara e distanciamento não devem ser descartados

O bastonário Miguel Guimarães e o médico intensivista, Gustavo Carona, reagem à possibilidade do fim do isolamento para infetados assintomáticos.

O fim do isolamento para pessoas infetadas com covid-19 assintomáticas pode ocorrer já em março. Graça Freitas já tinha colocado a hipótese na semana passada. O bastonário da Ordem dos Médicos lembra que Portugal se encontra numa fase em que os casos estão a diminuir e a percentagem de vacinação é bastante positiva.

O médico intensivista, Gustavo Carona, partilha a mesma ideia e acrescenta que está preparado “o caldo perfeito para que consigamos regressar à normalidade”.

“O que a diretora-geral da saúde diz, obviamente, que vai ser possível, mas não descartando as pessoas que estão em isolamento devem usar máscara e devem evitar ajuntamentos“, avisa Miguel Guimarães.

Perante a possibilidade de implementar o confinamento apenas a pessoas infetadas, que apresentem sintomas, o médico intensivista, Gustavo Carona, diz que se trata de “uma boa notícia”.

Portugal está numa “fase de transição”, perante uma variante que tem as “características que tem”, e Graças Freitas explica, que tal como está a acontecer noutros países, está a ser projetado o que vai acontecer nos próximos meses e analisado como podem ser aliviadas medidas.

SAIBA MAIS

ESPECIAL CORONAVÍRUS

Últimas