Coronavírus

Alívio de medidas “o mais rápido possível” começando pelos certificados, defende médico

“Dentro do leque de medidas e restrições que temos, colocaria à cabeça abdicar da utilização abrangente dos certificados”.

O médico de Saúde Pública Bernardo Gomes afirmou este domingo, em entrevista à SIC Notícias, que está na altura de começaram a ser aliviadas algumas medidas de combate à pandemia em Portugal, sobretudo em relação ao uso generalizado dos certificados digitais. 

“Dentro do leque de medidas e restrições que temos, colocaria à cabeça abdicar da utilização abrangente dos certificados, mantendo-se apenas em certos contextos”, defende. 

Ainda assim, alerta que não se deve optar por uma via de “facilitação generalizada”, uma vez que a pandemia ainda não acabou, afirma, e que abdicar das medidas e restrições “de uma vez só” seria “completamente irresponsável”

Bernardo Gomes explica que continuarão a existir ondas futuras e que, apesar de haver esperança de que a imunidade acumulada proteja contra doença mais severa, tal “não é certo”. 

Conclui dizendo que o caminho desejável é uma simplificação das medidas enquanto, ao mesmo tempo, se resguarda aqueles que não têm defesas adicionais, sobretudo os grupos de risco

Últimas