Coronavírus

Covid-19: pico da quinta vaga não deverá chegar antes de fevereiro

Durante o mês de janeiro foram registados mais novos casos do que no ano todo de 2020.

Os números da pandemia estão a superar todas as previsões e a quinta vaga, afinal, não está perto do pico. Alguns especialistas acreditam que, na primavera, o país pode finalmente entrar numa nova fase de endemia, caso não surjam novas variantes mais contagiosas.

O mês de janeiro ainda não terminou e já tem mais casos do que o total do primeiro ano da pandemia. Só nos primeiros 24 dias foram diagnosticados 890 mil novos casos – um número que não inclui os que não passam pela testagem.

A velocidade de contágio da variante Ómicron e as novas regras de isolamento nas escolas terão baralhado as contas aos especialistas. Afinal, o anunciado pico da quinta vaga não deverá chegar antes em meados de fevereiro.

O número de internados continua a aumentar, embora não esteja a afetar a resposta às outras doenças. Com este ritmo de novos infetados por dia – uma média que ronda os 50 mil – as previsões avançam boas notícias na primavera. Se não aparecerem variantes mais perigosas ou contagiosas, passaremos à fase da endemia.

Saiba mais:

Últimas