O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que Portugal "pode encarar com otimismo" o outono-inverno. No entanto, apela a uma "certa desconfiança".
No Jornal das 7 da SIC Notícias, refere que houve uma redução "aproximadamente para metade" em duas semanas em relação ao número médio diário de casos e salienta a diminuição de óbitos e internamentos.
Manuel Carmo Gomes salienta ainda a "posição confortável" de Portugal em relação a outros países, exemplificando com Israel e o Reino Unido:
"Quando comparamos com a cobertura vacinal, temos a incidência muito inferior a estes países. Portugal não baixou a guarda em relação a medidas de salvaguarda de proteção individual".
Máscaras em espaços fechados?
O epidemiologista defende que a retirada de máscaras em espaços fechados deve "ser gradual". Diz mesmo que tem dúvidas sobre as discotecas e bares sem o uso de máscara.
Para a variante Delta, com uma "contagiosidade semelhante à da varicela" é necessário medidas de proteção individual e vacinação elevada, esclarece.
"O vírus vai continuar a circular entre nós. Todos nós vamos, nos próximos meses e anos, encontrar este vírus", afirma.
Portugal avança para a última fase de desconfinamento
O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira que o país está "em condições de avançar" para a terceira e última fase do desconfinamento e adiantou que, na próxima semana, deverá ser atingida a meta de 85% da população com a vacinação completa.
"Estamos agora em condições de poder avançar para a terceira fase" do plano de alívio das restrições impostas para controlar a pandemia que começou a ser implementado a 1 de agosto, referiu António Costa, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
Segundo disse, neste momento, Portugal tem uma taxa de vacinação completa de 83,4% da população.
"De acordo com as previsões da task force, ao longo da próxima semana é previsível que alcancemos a taxa de vacinação que tínhamos fixado como objetivo de 85% da população portuguesa vacinada", adiantou António Costa.
Segundo os dados comparativos internacionais, Portugal está em "primeiro lugar na percentagem de população com vacinação completa, bastante à frente de vários outros países nossos vizinhos da Europa e também de outros países do mundo", avançou ainda o primeiro-ministro.
LEIA TAMBÉM:
- Teste negativo à covid-19 também permite entrada em bares e discotecas
- Covid-19: certificado digital deixa de ser exigido em restaurantes e hotéis
- Covid-19: Uso de máscaras nos recreios das escolas deixa de ser obrigatório
- Covid-19: máscara obrigatória apenas em locais de risco ou grandes concentrações
- Portugal Continental regressa à situação de alerta um ano depois