Coronavírus

"Antes de o intubar e sedar profundamente, fez-me prometer que fazia este vídeo"

O testemunho de um médico espanhol, que gravou um vídeo depois de intubar uma pessoa com uma doença inflamatória pulmonar, provocada pelo coronavírus.

Canva

SIC Notícias

Um médico espanhol gravou um vídeo, este sábado, a apelar à vacinação contra a covid-19, a pedido de um paciente que intubou horas antes. O doente infetado não quis ser vacinado, por medo.

"O meu nome é Domingo González, sou médico intensivista do Hospital Insular de Las Palmas de Gran Canária e gravo este vídeo para cumprir com a palavra dada a um paciente que tive de intubar", afirma.

O profissional de saúde explica, no vídeo publicado nas redes sociais, que o paciente tinha sido internado no dia anterior com uma doença inflamatória pulmonar, provocada pela covid-19, e que acabou por precisar de ventilação.

"Antes de o intubar e sedar profundamente, fez-me prometer que fazia este vídeo para transmitir que se devem vacinar. Disse-me que não se tinha vacinado por medo, pelo que ouvia nos meios de comunicação social e nas redes sociais e que lamentava não o ter feito", conta.

Domingo González diz que o paciente lhe pediu para "transmitir essa ideia a quem ainda não foi vacinado e tem dúvidas".

O médico adianta também que no hospital em que trabalha surgem mais de 10 novos casos nos cuidados intensivos num só dia. Tratam-se de pessoas não vacinadas contra a covid-19 "por medo dos efeitos secundários".

"Eles não eram negacionistas, foram influenciados por ideias negativas", afirma.

O Hospital Insular de Las Palmas tinha, este domingo, 93 doentes internados com covid-19, 25 nos cuidados intensivos, de acordo com a imprensa espanhola.

"Estamos a chegar a um momento na nossa sociedade em que não temos consciência dos danos que podemos causar com as ideias falsas", afirmou o médico no vídeo, que pede que a população seja vacinada "para o bem de todos".

O vídeo termina com uma mensagem: "Por favor, ajude-nos a salvar vidas".

Veja também:

Últimas