A equipa médica alemã que vai ajudar a combater a pandemia chegou ao início da tarde desta quarta-feira à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa.
A equipa composta por médicos e enfermeiros aterrou por volta das 14:15.
Foram recebidos pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
O Governo português agradeceu a disponibilidade da Alemanha em ajudar no combate à pandemia, no momento da chegada de 26 profissionais de saúde militares germânicos a Lisboa.
"Quero saudar a disponibilidade do Governo alemão neste momento difícil para Portugal", disse Marta Temido numa declaração aos jornalistas, minutos antes da chegada da equipa.
A ministra da Saúde explicou que os médicos e enfermeiros vão para o Hospital da Luz, em Lisboa, uma vez que a nova unidade estava equipada mas não podia abrir por falta de recursos humanos.
A equipa é constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trazem também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.
A ministra da Saúde disse ainda que Portugal tem conseguido responder ao aumento de doentes com covid-19, e que esta semana se começou a verificar uma desaceleração de novos casos, mantendo-se uma grande pressão sobre os cuidados hospitalares.
O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, também agradeceu a ajuda de profissionais de saúde e equipamento à Alemanha. Em declarações aos jornalistas, o responsável adiantou que a ministra alemã lhe disse que "é para isto que servem os amigos", ao referir-se à ajuda a Portugal.
"Realocar doentes, recursos e adaptar espaços em tempo recorde"
Em comunicado, o Hospital da Luz explicou que em reposta ao apelo do Ministério da Saúde, "foi possível realocar doentes, recursos e adaptar espaços, em tempo recorde", de forma a disponibilizar um núcleo de "mais oito camas de cuidados intensivos" que permitirá à equipa alemã trabalhar num espaço único, "proporcionando-lhes condições de maior eficiência no tratamento de doentes graves", provenientes de hospitais públicos da região de Lisboa.
A equipa contará, segundo o Hospital da Luz, "permanentemente com o apoio de todos os recursos clínicos" daquela unidade, nomeadamente das especialidades médicas de apoio à UCI (unidade de cuidados intensivos), patologia clínica, exames de imagiologia, bem com a garantia das cadeias de abastecimento de consumos clínicos e fármacos.
As camas agora disponibilizadas vão reforçar a capacidade de resposta para tratamento de doentes covid no Hospital da Luz Lisboa, totalizando atualmente 106 camas, das quais 25 destinadas a cuidados intensivos.
Ajuda da Alemanha a Portugal
O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou em 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.
De acordo com um comunicado conjunto dos Ministérios da Saúde e da Defesa de Portugal, os profissionais de saúde alemães permanecerão no país "durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário".
Embaixador agradece apoio alemão em "momento muito difícil"
O embaixador de Portugal na Alemanha fez questão de estar presente na parte da equipa, na base aérea de Wunstorf, perto de Hanover.
Em declarações aos jornalistas, Francisco Ribeiro de Menezes agradeceu ao Governo e aos militares alemães pelo apoio prestado durante "um momento muito difícil".