Coronavírus

Profissionais alemães chegam quarta-feira e ficam em Portugal três semanas

Portugal aceitou a ajuda do Governo alemão para reforçar resposta à covid-19, que está prevista até ao final de março, caso seja necessário.

ESTELA SILVA / LUSA

SIC Notícias

A equipa de profissionais de saúde e o material clínico disponibilizados pela Alemanha para ajudar Portugal na resposta à pandemia de covid-19 vão chegar na próxima quarta-feira, anunciou esta segunda-feira o Governo português.

"Face ao trabalho técnico realizado, até ao momento, estima-se a chegada a Portugal, quarta-feira, dia 3 de fevereiro, de uma equipa de profissionais de saúde militares com competências ao nível da Medicina Intensiva e ainda a cedência de material clínico (ventiladores, bombas e seringas de infusão)", refere um comunicado conjunto dos ministérios da Defesa Nacional e da Saúde.

Os profissionais permanecerão em Portugal "durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário", acrescenta o Governo, confirmando que Portugal aceitou "a proposta de colaboração" do Governo alemão para reforçar a resposta à covid-19, "na sequência de diversos contactos bilaterais".

Os detalhes da operação foram avançados no site ofical do Ministério da Defesa Alemão, onde era explicado que iam ser enviados para Portugal 26 profissionais de saúde - entre eles oito médicos, enfermeiros e uma equipa de higiene - e também material médico, entre eles 40 ventiladores móveis e dez estacionários, 150 bombas de infusão e 150 camas hospitalares.

Numa outra fase estará a articulação entre Portugal e Áustria. O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, anunciou este domingo que está disponível para receber doentes portugueses em cuidados intensivos que estão infetados com covid-19. Diz que é uma exigência de solidariedade europeia.

O Ministério da Saúde austríaco já está a fazer um levantamento das camas disponíveis em cuidados intensivo.

Últimas