Coronavírus

Começa este mês a vacinação de pessoas com mais de 50 anos e doenças cardíacas ou pulmonares

Autoridades pedem aos cidadãos para esperarem até serem contactados pelos serviços de saúde.

A primeira utente a receber a vacina contra a covid-19 nos lares de idosos de Portugal Continental, Celeste Heleno, de 100 anos, no dia do arranque da vacinação nos lares, na Casa de Idosos de São José das Matas, na freguesia de Envendos, Mação.
PAULO CUNHA

SIC Notícias

Começa este mês a vacinação contra a covid-19 a pessoas com 50 ou mais anos e que sofram de insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica.

As autoridades pedem aos cidadãos para esperarem até serem contactados pelos serviços de saúde.

Os utentes que não são seguidos no SNS têm de se inscrever para a vacinação num formulário disponibilizado na internet.

A vacinação deste grupo de pessoas deverá prolongar-se até ao final de março, segundo o Plano Nacional de Vacinação.

Polémica com vacinas. Comissão de Vacinação fala em "erros lamentáveis"

O coordenador da comissão de vacinação contra a covid-19 diz que é importante seguir as regras que definem os grupos prioritários a vacinar.

Na SIC Notícias, Válter Fonseca afirma que as vacinas ainda são limitadas e, por isso, "todos nós, num esforço coletivo, devemos procurar que nos respeitemos e respeitemos aquelas que foram as prioridades definidas".

O coordenador reconhece que "há erros" e que são "lamentáveis", mas é preciso "andar para a frente" e evitar novas polémicas com vacinação indevida.

As declarações do coordenador da comissão de vacinação contra a covid-19 surgem após várias notícias de vacinação indevida, como na Segurança Social de Setúbal ou na delegação do Norte do INEM.

Vacinação contra a covid-19. Ordens querem profissionais dos privados na lista de prioritários

A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Médicos Dentistas querem que os profissionais de saúde que prestam serviço nos consultórios privados sejam incluídos na lista de prioritários à vacinação contra a covid-19.

O representante dos médicos critica o alargamento do plano de vacinação a outros sectores sem que tenham sido cumpridas as metas traçadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Comissão Europeia para os grupos prioritários.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global

Últimas