O primeiro-ministro português está em isolamento profilático após ter estado na quarta-feira em Paris com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.
Segundo o comunicado enviado à redações pelo gabinete de António Costa:
"Em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês Emmanuel Macron, com quem esteve ontem no Palácio do Eliseu, o Primeiro-Ministro encontra-se em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde".
António Costa fez esta manhã um teste ao novo coronavírus que já estava marcado há vários dias antes de partir para as visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e à Guiné-Bissau, entretanto canceladas.
"No quadro da preparação da deslocação a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, prevista para 18 a 20 de dezembro, o Primeiro-Ministro realizou hoje de manhã um teste para deteção de Covid-19. O Primeiro-Ministro decidiu cancelar essa deslocação, bem como toda a agenda pública que implique a sua presença física. Mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho, que realizará à distância. O Primeiro-Ministro não apresenta quaisquer sintomas".
Costa garante que está "bem e sem sintomas"
Presidente francês com covid-19
O Presidente francês Emmanuel Macron testou positivo à covid-19, anunciou hoje a Presidência francesa.
"O Presidente da República foi diagnosticado positivo para a covid-19 hoje. Este diagnóstico foi feito através de um teste PCR logo a seguir aos primeiros sintomas".
De acordo com as normas sanitárias em vigor em França, Macron ficará isolado durante os próximos 7 dias.
"Continuará a trabalhar e a assegurar as suas responsabilidades à distância", avança o Palácio do Eliseu.
A viagem prevista ao Líbano para a próxima semana foi anulada.
A mullher Brigitte Macron é uma doente de risco. Segundo o seu gabinete, não apresenta quaisquer sintomas e o teste que fez na terça-feira foi negativo.
No entanto, a primeira-dama ficará em isolamento profilático.
Primeiro-ministro francês com teste negativo mas em isolamento profilático
O primeiro-ministro francês, Jean Castex, que esteve em contacto com Macron, foi "colocado em isolamento, embora não apresente nenhum sintoma da doença", anunciou esta manhã o seu gabinete.
"A sua agenda vai ser adaptada de forma a que possa trabalhar à distância durante os próximos sete dias. Como precaução, foi realizado esta manhã um teste PCR", explicou o palácio Matignon, cujo resultado foi negativo.
O chefe do Executivo fracês deveria hoje apresentar ao Senado o plano estratégico de vacinação contra a covid-19.
Chefe do Governo espanhol em quarentena até 24 de dezembro
O chefe do Executivo espanhol Pedro Sánchez também ficará em isolamento profilático até 24 de dezembro, disse hoje o seu gabinete. Sánchez e Macron reuniram-se na segunda-feira em Paris.
"Depois da informação fornecida pelo [Palácio do] Eliseu de que o Presidente francês, Emmanuel Macron, deu positivo no teste covid-19, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, irá suspender toda a sua atividade programada para os próximos dias, em conformidade com os protocolos de saúde", segundo comunicado de imprensa do gabinete do chefe do Governo espanhol.
Pedro Sánchez informou o rei, Felipe VI, que estará de quarentena até 24 de dezembro, altura em que terão passado dez dias desde a sua reunião com o Emmanuel Macron em Paris.
Presidente do Conselho Europeu em isolamento
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também esteve com Macron a 14 de dezembro no Eliseu, pelo que decidiu iniciar uma quarentena profilática.
Charles Michel "foi informado pelas autoridades francesas que não é considerado um contacto próximo [de Macron]. Faz regularmente testes [à covid-19] e o de terça-feira foi negativo. No entanto, como medida de precaução, o presidente vai ficar em isolamento", anunciou o porta-voz.
Links úteis
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
- London School of Hygiene & Tropical Medicine (gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacina)