O gabinete regional da Organização Nacional da Saúde para a Europa defende que novos confinamentos são evitáveis na Europa, através do uso de máscara, e que os encerramentos das escolas não são eficazes na luta contra a pandemia de covid-19.
"Confinamentos são evitáveis. Mantenho a minha posição de que os confinamentos são uma medida de último recurso. Se o uso das máscaras atingisse os 95%, os confinamentos não seriam necessários", defende Hans Kluge, o diretor regional da OMS na Europa, em conferência de imprensa.
Hans Kluge diz que as escolas primárias devem continuar abertas e que o encerramento dos estabelecimentos escolares "não é eficaz". Defende ainda que as crianças e os jovens não representam risco na propagação do novo coronavírus.
- Resultados finais da vacina da Oxford/AstraZeneca serão divulgados "antes do Natal"
- Vacina da BioNTech e da Pfizer poderá começar a ser administrada antes do Natal
Covid-19 no mundo. Máximo de mortes, regras mais apertadas e protestos
O mundo voltou a registar um novo máximo no número de mortes por covid-19. Esta quarta-feira foram registadas 10.733. O máximo anterior tinha acontecido no dia 4 de novembro.