No Opinião Pública desta manhã vamos discutir e analisar a proposta para o uso generalizado de máscaras de proteção. Uma questão que, em Portugal, ainda não reúne consenso. Acompanhe aqui o programa em direto:
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem estado alinhada com a Organização Mundial de Saúde, que recomenda máscaras apenas para doentes ou profissionais de saúde.
A diretora-geral da Saúde diz que a DGS está a analisar pareceres, de evidência científica, e que é preciso aguardar mais uns dias para encontrar uma resposta definitiva.
No entanto, a Ordem dos Médicos, a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas recomendam o uso generalizado de máscaras.
Queremos saber a sua opinião. Concorda ou não com a decisão do Governo de, até agora, não ter dado indicações para que sejam usadas máscaras por toda a população? Considera que as máscaras disponíveis devem ser apenas para pessoal médico ou de serviços essenciais e pessoas com a doença, ou o uso deve ser generalizado?
Vamos tentar saber como é possível contornar a falta de máscaras à venda. O fabrico caseiro é eficaz? Queremos ainda que nos conte como é que se protege quando tem que sair de casa.
Participe para os números de telefone 21 416 11 47 ou 21 416 11 48, entre as 10h30 e as 12h00.