A Comissão Europeia quer suspender por trinta dias as viagens que não sejam essenciais para a União Europeia e, em Portugal, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou, esta segunda-feira, apenas a suspensão das ligações aéreas, ferroviárias e fluviais entre Portugal e Espanha e quanto às ligações terrestres mencionou algumas restrições.
Há nove pontos onde a fronteira vai ser controlada: Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Termas de Monfortinho, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Vila Real de Santo António.
O repórter da SIC, João Faiões, esteve esta segunda-feira à noite no posto da Quintanilha, no concelho de Bragança, e explicou como se vai proceder o controlo.
Só vão conseguir entrar no país os transportes de mercadorias e os trabalhadores transfronteiriços, mas há exceções, como os portugueses que trabalham do lado espanhol e têm de regressar a Portugal diariamente, assim como os cidadãos portugueses que queiram regressar, incluindo emigrantes, podem voltar ao país durante este período de controlo.
Mas se estas condições e medidas se mantiverem, os emigrantes portugueses podem ter problemas em regressar ao país onde trabalham, enquanto não for abandonado este plano das fronteiras.
Quando a deslocações de turistas ou de lazer, essas estão completamente vedadas, nas nove fronteiras ao longo da raia portuguesa.
Veja mais: