Coronavírus

Turismo religioso debatido em Fátima sob a ameaça do Covid-19

Evento teve redução de 20% nos participantes.

Miguel Ângelo Marques

Começou esta manhã em Fátima um encontro internacional sobre turismo religioso. Os organizadores do evento, que conta com participantes de vários pontos do mundo, não ponderaram o seu cancelamento por causa do Covid-19, mas alguns dos participantes que estavam inscritos acabaram por não fazer a viagem.

Conferências, sessões de trabalho e encontros bilaterais fazem parte do programa que reúne cerca de 500 pessoas, parte deles estudantes das áreas do turismo e hotelaria. Há participantes vindos de vários pontos do globo com casos registados de Covid-19. A abertura contou com a presença da secretária de Estado que quis tranquilizar o setor.

Cancelar o evento organizado pela Associação Empresarial Ourém - Fátima não esteve em cima da mesa apesar da redução de participantes. Com o mês mais importante para o turismo em Fátima a aproximar-se, há quem esteja já a sentir os efeitos com cancelamento de reservas.

No santuário, não está para já prevista qualquer alteração no programa de cerimónias, tendo sido reforçada a informação e a colocação de soluções desinfetantes em diversos pontos. Treze grupos cancelaram a vinda nos próximos meses: sete da Coreia do Sul, um da Indonésia, três de Itália, um do Brasil e um da Guatemala. Em sentido contrário, em fevereiro, 16 novos grupos de Espanha fizeram a inscrição.

Veja também:

Últimas