António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa têm assumido posturas diferentes. O primeiro-ministro sublinha a importância das medidas de prevenção, enquanto o Presidente da República entende que não há, para já, razões que justifiquem a alteração do seu comportamento ou o cancelamento de iniciativas da Presidência.
No dia em que o Primeiro-ministro visitou o Hospital de São João, no Porto, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "por vontade do Presidente, já lá estava", mas que deve ser dada primazia ao Governo e que só irá quando o Executivo entender que é adequado.
Na resposta, o Primeiro-ministro diz que o Presidente não precisa de autorização do Governo e que é sempre bem vindo, ainda que neste momento estejam em causa, sobretudo, funções executivas.