Há mais um caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal.
De acordo com uma nota da Direção-geral da Saúde trata-se de uma criança regressada da China que está agora internada no hospital Dona Estefânia em Lisboa.
A Direção-Geral da Saúde informa que foi validado um caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica. Trata-se de uma criança regressada da China, que foi encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
Este é o 10º caso suspeito de infeção em Portugal, oito deram negativo.
Faltam os resultados desta criança e do 9º caso - um doente regressado da China que foi encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João.
DGS garante que existe arsenal terapêutico para lidar como o coronavírus
INEM garante estar preparado para o transporte de doentes como coronavírus
O INEM garante que está preparado para o transporte de doentes com coronavírus, com material adequado e em condições, estando os profissionais a receber formação para o manusear, uma posição contestada pelo sindicato, que pede apoio à tutela.
Em declarações à SIC, o Instituto Nacional de Emergência Médica diz que até agora só teve conhecimento de uma máscara danificada, que assegurou ter sido substituída.
As declarações surgem após uma denúncia do Sindicado dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que diz que o INEM fez chegar às 54 bases de emergência equipamento de proteção contra o coronavírus danificado e em número reduzido.
O coronavírus Covid-19 provocou 1.775 mortos e infetou cerca de 71.800 pessoas a nível mundial.
A maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final de 2019.
Além de 1.770 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão, um em França e um em Taiwan.
As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.
Veja também:
- O que é o coronavírus?
- Palavras-chave: o novo coronavírus da China
- A busca por uma vacina contra o coronavírus
- O coronavírus pode ser transmitido através de encomendas vindas da China?
- OMS deu nome à doença causada pelo novo coronavírus. Porque é que isso interessa?
- Coronavírus: o que fazer para estar protegido
- O que precisa de saber sobre o novo vírus
- Coronavírus ainda não é uma pandemia, esclarece OMS
MAPA INTERATIVO MOSTRA EM TEMPO REAL OS PAÍSES AFETADOS PELO CORONAVÍRUS
A Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, criou, em conjunto com outras entidades, um mapa interativo que permite acompanhar a evolução do coronavírus no mundo.