Consulta aberta

Sabe o que fazer se o seu bebé se engasgar?

É um cenário assustador, mas saber como agir pode fazer toda a diferença. A médica Margarida Graça Santos descreve como reagir e que manobras aplicar, no caso de engasgamento infantil.

Margarida Graça Santos

Depois da Consulta Aberta sobre introdução alimentar, encheu-se de coragem e começou a apresentar vários alimentos ao seu bebé. Rapidamente entrou em pânico porque o seu filho se engasgou e não fazia ideia do que fazer. E é por isso que hoje estamos aqui, para que não só pais, mas qualquer cuidador, saiba o que fazer nesta situação.

Engasgamento ou reflexo de gag?

Primeiro temos de conseguir perceber se é mesmo engasgamento ou se é apenas aquilo a que chamamos de reflexo de gag, uma resposta normal e protetora que acontece sempre que algo toca no fundo da garganta dos bebés. Este reflexo está mais presente em bebés pequeninos e ajuda a prevenir que alimentos ou objetos entrem nas vias respiratórias.

No que toca ao engasgamento, trata-se de uma emergência médica e acontece quando a via respiratória é bloqueada por um objeto ou alimento, impedindo o bebé de respirar corretamente. Este caso costuma ser muito silencioso porque a criança não consegue tossir, chorar ou fazer qualquer som. Vemos um bebé assustado, a abrir a boca enquanto tenta respirar. Pela falta de oxigénio, a pele pode começar a ficar azulada, especialmente nos lábios e extremidades. Se não conseguirmos intervir a tempo, pode haver perda de consciência, e por isso é que é tão importante saber o que fazer.

O que fazer em caso de engasgamento?

No caso de perceber que realmente se trata de um engasgamento, a primeira coisa a fazer é avaliar o bebé e pedir ajuda, ligando para o 112 ou, idealmente, pedindo a uma terceira pessoa para o fazer, enquanto começa as manobras de desobstrução. Para isto vai posicionar o bebé de barriga para baixo, apoiando as bochechas na sua mão aberta e o corpo nas suas pernas. A cabeça deve estar mais baixa que o resto do corpo, para que a gravidade ajude na remoção do corpo estranho.

Depois vai dar até cinco pancadas secas entre as omoplatas. Se com uma das pancadas o corpo estranho sair, vai olhar para o bebé e reavaliar. Se depois das cinco pancadas a obstrução não resolver, deve aplicar compressões torácicas. Para isto vai virar o bebé para cima, com as costas ao longo do seu braço livre, apoiando a parte de trás da cabeça na sua mão. Deve fazer até cinco compressões torácicas, usando o dedo indicador e dedo médio, na metade inferior do esterno, que é o osso que junta as costelas na parte da frente do tórax.

Estas manobras mimetizam o efeito da tosse, para aumentar a pressão dentro do tórax e expelir o corpo estranho. Depois de alternar as cinco pancadas com as cinco compressões, deve reavaliar a criança. Se o corpo estranho não tiver saído e a criança continuar consciente, a sequência de pancadas e compressões deve continuar até a criança tossir, chorar ou até chegar ajuda.

Se em algum momento a criança ficar inconsciente, terá de iniciar manobras de suporte básico de vida, mas precisará sempre de assistência hospitalar urgente, daí ser tão importante que a primeira coisa que faz seja pedir ajuda médica.

É um cenário assustador, mas saber o que fazer pode fazer toda a diferença. Por isso, investigue, veja muitos vídeos, ou invista num curso de primeiros socorros pediátricos para saber exatamente o que fazer nesta situação.

Últimas