Conflito Israel-Palestina

EUA e Israel dizem que países europeus reconhecerem Palestina é recompensa ao Hamas

A França e o Reino Unido anunciaram que irão reconhecer o Estado da Palestina. Também Portugal, numa declaração com 15 países, admitiu tomar esse passo em breve.

João Nuno Assunção

Depois de França, também o Reino Unido admite agora a hipótese de vir a reconhecer em setembro o Estado da Palestina. Os Estados Unidos da América e governo de Israel consideram que se trata de uma recompensa ao Hamas.  

O Reino Unido anunciou que reconhecerá o Estado da Palestina se forem cumpridas condições, como a libertação dos reféns pelo Hamas. Mas a hipótese não agrada ao governo israelita e aos aliados norte-americanos.  

“Se fizermos isso, estamos a recompensar o Hamas. Eu não fazer isso”, respondeu o presidente dos Estados Unidos, DonaldTrump. 

Depois de uma viagem à Escócia, Trump voltou, contudo, a tocar no tema que o governo de Netanyahu continua a negar e admitiu a existência de fome em Gaza. 

Por ar e por terra, Israel está, desde domingo, a permitir a entrada limitada de assistência, mas as Nações Unidas sublinham que a ajuda é mínima para um território onde vivem mais de 2 milhões de pessoas. 

As autoridades de saúdede Gaza garantem que a fome já matou quase 150 pessoas, mais de 80 eram crianças.  

Do outro lado dos muros que cercam o enclave, as opiniões dividem-se. israelitas que não acreditam que haja fome em Gaza e que consideram que a população palestiniana não está a viver nada “que outros países não tenham vivido”. 

Mas há também israelitas que pensam o contrário e que fizeram questão de o demonstrar, com um protesto junto à embaixada dos Estados Unidos em Telavive. “Somos contra este governo, criminoso e genocida”, afirmaram. 

Acusam também o Governo da ocupação ilegal de parte da Cisjordânia - região onde, esta segunda-feira, foi abatido a tiro um influente ativista palestiniano. Awdah Hathaleen ficou conhecido por ter colaborado no documentário “No Other Land, vencedor de um Óscar. Terá sido assassinado por um colono israelita.

Últimas