Apesar do plano de tréguas apresentado por Biden em nome de Israel, Rafah continua a ser atingida por ataques israelitas. A população civil do território implora pelo fim das hostilidades que duram há quase oito meses.
Mesmo com uma proposta de acordo em cima da mesa, e em desafio à decisão do Tribunal Internacional de Justiça, Israel voltou a atacar Rafah este sábado. pelo menos duas pessoas morreram, várias ficaram feridas. na cidade-refúgio para centenas de milhares de deslocados por quase oito meses de guerra, qualquer proposta de paz já chega tarde.
O plano de paz anunciado pelo Presidente norte-americano em nome de Israel terá sido recebido como positivo pelo Hamas, que Biden considera já sem capacidade.
A proposta prevê três fases: a primeira, de seis semanas, incluiria um "cessar-fogo completo com a libertação dos reféns mais prementes em troca de prisioneiros palestinianos com Israel a dizer que se retira das áreas povoadas, a segunda fase prevê a libertação dos restantes reféns e retirada total da Faixa de Gaza, a terceira a reconstrução que se prevê que demore décadas.
Em Israel, o lider da oposição, Yair Lapid, garantiu ao Governo apoio político nas tréguas com o Hamas caso os radicais de extrema-direita abandonem o Executivo.
Benjamin Netanyahu já veio baralhar a posição do Governo ao dizer que Israel não cala as armas sem destruir primeiro o Hamas.
O apoio a este plano tem surgido por parte de França, Reino Unido, União Europeia e das Nações Unidas.