Abusos na Igreja Católica

Abusos na Igreja: MP recebeu triplo das queixas desde fevereiro

Grupo Vita aponta aumento do número de denúncias por parte das vítimas desde a apresentação do relatório da comissão independente. No total, foram mais 50 novas denúncias por crimes de pedofilia.

Canva

SIC Notícias

O Ministério Público recebeu quase o triplo de queixas de abusos sexuais na Igreja desde a apresentação do relatório da comissão independente, em fevereiro.

O jornal Expresso avança que, no total, foram mais 50 novas denúncias por crimes de pedofilia por membros da Igreja Católica.

A maior parte chegou ao Grupo Vita, que recebeu 40 pedidos de ajuda só nos primeiros dois meses de funcionamento. As restantes queixas foram recebidas pelas comissões diocesanas para a proteção de menores.

Na última semana, com a vinda do Papa Francisco a Portugal, a coordenadora do Grupo Vita fala também num aumento dos pedidos de ajuda por parte das vítimas, que se terão sentido encorajadas com as palavras do líder da Igreja Católica.

“Nesta última semana, com a vinda do Papa a Portugal, sentimos um aumento dos pedidos de ajuda por parte das vítimas, que se sentiram encorajadas com as palavras de Francisco e com o facto de o tema ter sido muito mediatizado", afirmou Rute Agulhas ao Expresso.

Últimas